sábado, 6 de março de 2010

Saúde, ato público contra arrocho e terceirizações

Fonte: Blog do Celso Jardim, meu amigo jornalista.

Em frente a secretaria de saúde do governo de São Paulo, profissionais da saúde realizaram protesto contra o arrocho salarial, as terceirizações, que só trazem problemas no atendimento e criam a fila dupla, onde tem prioridade o paciente que tem plano de saúde privado em prejuízo ao usuário do SUS. 
O desvio de recursos para a saúde que em vez de ser utilizado em melhorias, são investidos em aplicações no sistema financeiro pelo governo Serra. O lucro obtido na ciranda do capital especulativo em vez de dar suporte aos serviços de saúde e melhorar o atendimento da população, principalmente a mais carente.

Os servidores da saúde de diversos órgãos públicos de cidades do interior e da capital e de entidades representativas da categoria, como o SindSaúde, Sindicato dos Funcionários Públicos da Saúde do Estado de São Paulo, e também da ASHC - Associação dos Servidores do Hospital das Clínicas, após o ato em frente a secretaria da saúde, partiram em caminhada até a secretaria de Gestão Pública, para reivindicar o envio do projeto da saúde que não foi enviado para Assembleia Legislativa.


As reivindicações da categoria que não recebe aumento salarial há 15 anos, e está defasado em mais de 40% em média para todos os profissionais da saúde pública do estado de São Paulo. Além de não receberem reajuste  desde 2001 do vale-refeição que é de R$ 4,00, conhecido como "vale-coxinha" porque é o que dá para comprar nas refeições. E para piorar mais ainda a situação o governo Serra congelou a insalubridade. 
As privatizações das OSs e terceirizações que provocam alta rotatividade da contratação dos profissionais da área da saúde, e queda na qualidade do atendimento à população, e ainda priorizam os pacientes de planos de saúde privado.

         Imagem do Ato de Protesto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.