segunda-feira, 5 de julho de 2010

A ÁGUIA E A GALINHA

Em seu livro, A Águia e a Galinha, Leonardo Boff descreve a metáfora humana, onde cada um de nós hospeda dentro de si uma águia.

A águia que rompe os limites apertados do arranjo existencial. Somos, portanto, muito mais do que o sistema quer nos impor a qualquer custo.

Há movimentos na política, na educação e nos processos de mundialização que pretendem reduzir-nos a simples galinhas, confinadas nos limites do terreiro. É um processo cruel que pretende bloquear a grandeza humana.

Esse processo favorece a manutenção do poder e com ele toda a sujeira que assistimos através do escárnio político, desmandos, abandono, opressão e o desrespeito com a dignidade humana.

No Brasil, por exemplo, esse processo ocorre notoriamente nos porões de dois dos maiores partidos políticos, o PSDB e o DEM. Os ratos que habitam esses porões têm o propósito único de roer os pilares da democracia e da justiça social, colocando o nosso país à venda e com isso a nossa dignidade no lixo. Querem nos confinar na condição de galinhas.

O Estado de São Paulo é a maior prova dessa condição imunda, sob o julgo do PSDB e do DEM há vários anos, governando exclusivamente para uma minoria favorecida e pisando nos direitos individuais e coletivos de grande parte da população.

Na educação, na saúde pública, na segurança, no transporte e vários outros segmentos sociais do nosso Estado, temos um verdadeiro caos instalado. E, não menos pior, é a constatação de que um deles, responsável por esse caos, quer a qualquer custo ser o próximo presidente do Brasil.

É preciso saber que nos últimos 8 anos, com o governo do PT, através do grande estadista chamado Luiz Inácio Lula da Silva,
a classe C já corresponde a 53,6% da população brasileira e AB aumentou de 10,7% para 15,6% de 2003 a 2009.

Tivemos R$ 69,92 bilhões investidos em habitação. Aumento de 600% em relação a 2003.


24,1 milhões de brasileiros superaram a pobreza, entre 2003 e 2008 e o percentual da população pobre caiu de 42,7% para 28,8%.

Queda de 61,6% da desnutrição infantil, entre 2003 e 2008 e 596 mil bolsas do Prouni concedidas em 1.253 municípios de 2005 a 2009.

Vários outros dados podemos elencar, os quais traduzem o resgate da justiça social e, sobretudo, da condição de águia do nosso povo.

Assim, para que possamos continuar a voar alto, precisamos assegurar de todas as formas a continuidade desse projeto de governo nunca visto antes neste nosso Brasil, elegendo Dilma Rousseff.

Aos tucanos e parasitas que os acompanham, QUIRELA!

Wagner Marins

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.