quinta-feira, 1 de março de 2012

MARÇO, O MÊS DE LUTAS DAS MULHERES!

NENHUM DIREITO A MENOS, 
NOSSA LUTA É PELA IGUALDADE!

Igualdade de oportunidades e de direitos para um desenvolvimento sustentável, com distribuição de renda e valorização do trabalho.


Marcha das Margaridas, realizada em 2011 (Foto: Dino Santos)


8 de Março – Dia Internacional da Mulher

Dia 8 de março é o Dia Internacional da Mulher. É uma data de luta marcada por bandeiras feministas em defesa da igualdade entre homens e mulheres! Em 1910, a alemã Clara Zetkin propôs, na 2ª Conferência Internacional das Mulheres Socialistas, a criação do Dia Internacional da Mulher, celebrado inicialmente em datas diferentes, de acordo com o calendário de lutas de cada país. A ação das operárias russas no dia 8 de março de 1917, precipitando o início das ações da Revolução Russa, é a razão mais provável para a fixação desta data como o Dia Internacional da Mulher.

Com a revolução, muitos direitos foram conquistados, como o voto e elegibilidade feminina. Em 1922, a celebração internacional foi oficializada nesta data e o 8 de Março se transformou no símbolo da participação ativa das mulheres para transformarem sua condição e a sociedade, em busca de um mundo justo, solidário, fraterno e com igualdade entre homens e mulheres.



Adi dos Santos Lima e Sônia Auxiliadora Vasconcelos Silva
Nenhum direito a menos – nossa luta é pela igualdade! A frase, escolhida para marcar este 8 de março, dia e mês das mulheres, não poderia ser mais abrangente. Se o gênero difere, idêntica é a luta por reconhecimento e respeito, a busca pela justiça e a construção de um País sem desigualdade. Para que isso de fato ocorra, porém, é preciso começar da origem: exercitar a cada dia a igualdade entre homens e mulheres e acabar com o preconceito a partir de casa, dividindo tarefas e somando esforços para o florescimento de uma geração que privilegie o ser humano, independentemente de seu gênero, raça, opção sexual, etc.
Difícil, sim, mas plenamente possível. As mulheres conhecem bem as dificuldades dessa luta. Conquistaram os estudos, o mercado de trabalho e o respeito profissional, mas ainda ganham menos. Podem controlar a natalidade e devem ter o direito a tomar decisões sobre sua vida com autonomia, o que pressupõe o direito de decidir sobre o seu próprio corpo sem que seja criminalizada. Muitas vezes, se desejam ter filhos, sofrem com a falta de creches e, muitas vezes, sobre elas recai todo o trabalho da criação das crianças e organização da casa.
Apesar de avanços com a lei Maria da Penha, muitas ainda sofrem com a violência doméstica. Mesmo nos grandes centros urbanos, são ainda as meninas as principais vítimas do trabalho escravo e da exploração sexual.
Há um longo caminho na busca da igualdade de oportunidades e de direitos para as mulheres. Ele passa, necessariamente, pela distribuição de renda e valorização do trabalho, pela equiparação salarial para trabalho igual; redução da jornada sem cortes nos salários, ascensão a cargos de poder em todas as instâncias. Temos a primeira presidenta da República e nos orgulhamos dela, mas queremos que a alternância entre presidentas e presidentes seja a regra, não a exceção.
É necessário também a urgente implementação de políticas públicas voltadas para as mulheres, como creches; ampliação de direitos para as empregadas domésticas; saúde pública, universal, integral e laica, tendo como foco o acolhimento, o atendimento qualificado e o acesso aos serviços públicos numa rede integrada com atenção adequada em todos os níveis e com controle social.
São Paulo pode e deve ser protagonista do desenvolvimento econômico com base na renovação das suas estruturas produtivas, com políticas que promovam a justiça social e a geração de emprego e renda, atuando como provedor de serviços públicos universais e de qualidade, com bases sociais e ambientais sustentáveis.
Infelizmente, não é essa a política implantada pelo governo do Estado. Convivemos nas duas últimas décadas sob a hegemonia de governos neoliberais e o que vemos é o sucateamento da máquina pública, cujo resultado tem sido a piora nos serviços prestados à população, sobretudo para os de menor renda, no qual a maioria são mulheres. Portanto, são elas que mais sofrem com a total ausência de políticas públicas.
Igualdade de oportunidades e de direitos para um desenvolvimento sustentável, com distribuição de renda e valorização do trabalho. Uma luta de muitas frentes, a ser enfrentada por homens e mulheres que buscam um mundo melhor e sabem que a solidariedade e o companheirismo ainda são a melhor parte dessa caminhada.         

Adi dos Santos Lima é presidente da CUT-SP
Sônia Auxiliadora Vasconcelos Silva é secretária da Mulher Trabalhadora da CUT-SP


ATO UNIFICADO NO DIA 8 DE MARÇO – DIA INTERNACIONAL DE LUTA DA MULHER 
A PARTIR DAS 14H – CONCENTRAÇÃO NA PRAÇA DA SÉ E CAMINHADA ATÉ A PRAÇA DA REPÚBLICA


Acompanhe a agenda do Mês da Mulher
no Estado de São Paulo

SINTRAPP – Sindicato dos Municipais de Presidente Prudente e Região:

Dia 03/03, 8h30, em Nantes. Palestra: DST - Renata Soares de Souza, no Salão Capela São Sebastião – Município de Nantes.
Dia 10/03, 17h00, em Nantes. Ato político em Homenagem ao Dia da Mulher Praça Nossa Senhora Aparecida, em Nantes – SP.
Dia 18/03, 15h00, em Presidente Prudente - Festividade do Dia da Mulher / Chá Bingo. Local: Salão Social da APEA - Associação Prudentina de Esportes Atléticos, em Presidente Prudente – SP.

Sindipetro Unificado do Estado de São Paulo

Dia 03/03, 1º Encontro das Mulheres Petroleiras do Estado de São Paulo, com mesa de abertura às 9h, na sede do Sindicato.

FETAM

Dia 08 de Março, 10h, no Sindsep-SP - Lançamento do Coletivo de Mulheres

SINDSAÚDE SP

Dia 09/03, a partir das 09h, na sede do Sindicato – Rua Cardeal Arco Verde, 119 – Tema: Paridade sem Exceção! Durante todo o mês, realização de palestras nas 17 Subsedes.

Apeoesp / Penápolis

Dia 07 de Março realização de um café da tarde para poder celebrar o Dia Internacional das Mulheres junto ao conselho municipal dos direitos das mulheres de Penápolis, às 17h, na sala Cora Coralina.

Apeoesp / Pereira Barreto

Panfletagem dia 08/03

Apeoesp / Campinas

Dia 06/03, 11h30, no Sindicato dos Bancários (Rua Ferreira Penteado): Encontro de Representantes de Escola e Palestra: “A mulher no mundo do Trabalho”.

Apeoesp Sede Central / Secretaria da Mulher

2ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres Educadoras que será realizada na 2ª quinzena de abril.

CUT Subsede Araçatuba

Dia 08/03 em Andradina / Penápolis / Araçatuba / Lins / Mirandópolis / Pereira Barreto - panfletagens com o material da CUT/São Paulo

CUT Subsede Vale do Ribeira – Centro de Referencia de Atendimento a Mulher de Registro e Pastoral da Mulher

Dia 08/03, a partir das 18h, no Anfiteatro KKKK em Registro: posse do 1º Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Registro com atividades culturais e palestra sobre o Dia Internacional da Mulher, importância do Conselho e da luta das mulheres pelos direitos

CUT Subsede Osasco

Dia 08/03, 09h - Atividade na CUT - Subsede Osasco - Mulheres Cutistas; 09/03, 19h - panfletagem no Calçadão de Osasco; 10/03, 18h - Atividade e Show com Leci Brandão em Osasco (Parceria em comemoração Osasco 50 Anos)

Fórum Estadual das 30 Horas Já! 

Dia 08/03, das 09h às 13h, Audiência Pública na ALESP: Av. Pedro Álvares Cabral, 201 / SP, Auditório Franco Montoro. Tema: “Condição do Trabalho Feminino na Enfermagem”.

CUT de Jundiaí

Dia 08 de março, 09h, Dia Internacional da Mulher com show e entrega de material, no calçadão, centro de Jundiaí

CUT SUBSEDE SOROCABA e Sindicatos filiados

Dia 08/03, manhã e tarde, distribuição de carta aberta direcionada aos homens sobre o combate a violência contra a mulher e dia 09/03, às 19h, no Sindicato dos Metalúrgicos, debate sobre o tema: Lei Maria da Penha e o Combate a Violência contra as Mulheres

SINDICATO DOS BANCÁRIOS DO ABC 

Dia 08/03, entrega de lembrança para a categoria e mobilização para as eleições do sindicato que acontecerão de 2 a 4 de abril/2012

Coletivo de Mulheres da Subsede CUT Campinas e Região e Sindicatos filiados

Dia 10 de Março, Ato das Mulheres com a participação de Movimentos Sociais, Movimentos Populares e Centrais Sindicais.  Oficina das 09h00 às 12h00, em frente ao Largo da Catedral, seguida de caminhada até a Estação Cultura com encerramento do ato.

Afuse Macro Itaquera

Dia 10/03, 09h30, debate político: “Mais poder para as Mulheres, Mais mulheres no Poder!” Local: Subsede Afuse – Rua Inácio Alves de Matos, 201 - Itaquera

SIND. QUIMICOS SP

Dia 11 de março, das 10h às 17h, na sede do sindicato - Rua Tamandaré, 348 – Liberdade. Debate: Mesa 1 – Avanços e Desafios  na Luta pela Igualdade de Oportunidades; Mesa 2 – A Luta das Trabalhadoras Domésticas: Trabalho Decente e Ratificação da Convenção 189 da OIT. Encerramento às 16h com show da cantora Juliana Lima com repertório exaltando a mulher.

SIND. BANCÁRIOS DE SP - FETEC/SP – OBSERVATÓRIO DA MULHER

Dia 21/03, 18h, na Fetec - Seminário Imagem da Mulher na Mídia. INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES: 3188-5208

AFUSE

Dia 23/03, Seminário Anual Comunicação e Expressão em todas as Subsedes do Estado de São Paulo - Primeiro Módulo que abrange o tema Comunicação e Prática Sindical voltado para questão de gênero. 

SINDICATO DOS VIDREIROS DE SÃO PAULO

Dias 24 e 25 de março, evento com palestra, na Colônia de Férias em Praia Grande / SP

SINTEPS 

Dia 28/03/2012, 14h, Lançamento Regional do Forum Mundial de Educação Profissional e Tecnológico na Alesp/SP com homenagem pelo Dia Internacional da Mulher

Coletivo de Mulheres da CUT SUBSEDE ABC

Dia 29 de Março, das 10h às 14h, Debate Humanização do atendimento das mulheres vitimas de violência. Local: Consorcio Intermunicipal do ABC

SIND. QUIMICOS ABC

Dia 30 de março, às 18h, na sede do Sindicato – Av. Lino Jardim, 401, Santo André/SP, lançamento da revista: “10 anos da Comissão de Mulheres Químicas do ABC”

Sindicatos dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo filiados à CUT

Salto
dia 10 de março realizará “Festa baile para a categoria em homenagem ao Dia das Mulheres”, na sede do sindicato das 21:00 às 03:00 – Rua Antonio Vendramini, 258 – Vila Teixeira - Salto.
São Carlos
“As lutas e os Desafios das mulheres metalúrgicas”
Dia 18/03/12 das 09:00 às 13:00 no Clube de Campo – terá atividade física, palestra sobre (Saúde e Direitos da Mulher) e encerramento com show musical.
Sorocaba
Debate e encerramento com almoço
11/03 – das 09:00 às 14:00 – Subsede Iperó
18/03 – das 09:00 às 14:00 – Subsede Araçariguama
25/03 – das 09:00 às 14:00 – Subsede Piedade

SINDICATO DE PROFISSIONAIS EM CONFECÇÕES DO ABC

Realização de palestras nas empresas pautando o eixo do Dia Internacional da Mulher

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.