sábado, 11 de maio de 2013

"FALSA ABOLIÇÃO"


CUT/SP vai às ruas para debater a 'falsa abolição do 13 de maio'

Central realiza Semana da Liberdade em Pindamonhangaba; ações visam ampliar o debate contra a discriminação racial

Movimento negro luta há anos pela superação das desigualdades - Foto: Latuff
A Secretaria de Combate ao Racismo da CUT/SP em parceria com o Sindicato dos Metalúrgicos de Pinda e a Subsede do Vale do Paraíba promove neste mês a “Semana da Liberdade - 13 de maio”. As atividades ocorrem na cidade de Pindamonhangaba, de 06 a 13 deste mês.

Maio marca um período simbólico para o movimento negro, pois em 1888, por meio da assinatura da Lei Áurea - nº 3.353, o país migrou de um passado vergonhoso de escravidão e tortura de centenas de negros/as para um período pré-democrático de igualdade.

Isso é o que relata os livros oficiais de história, mas, a pele de uma população escravizada por cerca de 300 anos no país, não dá o mesmo testemunho. A violência e a exclusão contra o povo negro lá no passado, com a ausência de direitos básicos como saúde e educação, ainda hoje são sentidos. 

O fim do período colonial foi um processo que ocorreu de forma lenta e, junto a ele, a abolição foi mais um fato político que humanitário da chamada Princesa Isabel, que abriu o país para os imigrantes europeus, brancos e pobres, virem substituir a mão de obra escravizada, pelas suas de trabalhadores mal pagos.

Segundo a secretária de Combate ao Racismo da CUT/SP, Rosana Aparecida da Silva, os eventos pretendem discutir de forma qualificada os temas da desigualdade e da discriminação junto a toda sociedade. “Queremos desconstruir esta pseudo-abolição. O povo negro foi posto na rua, expulso das terras onde trabalhava. O dia 13 de maio representa um dia de luta e de denúncia contra várias formas de violência, como o genocídio da juventude negra e ausência de políticas de inclusão em áreas como a educação”.

Para a Central, a data é uma oportunidade de reescrever a história de baixo para cima e reconhecer a dívida que o Brasil tem com a população negra.


PROGRAMAÇÃO - “Semana da Liberdade - 13 de maio”

Palestras nas escolas – De 6 a 9/05
Distribuição de informativos, palestras e debates com alunos de 2º grau das escolas ETEC João Gomes de Araújo, Centro Profissionalizante Salesiano e Escola Estadual “Dr. Alfredo Pujol”.

Assembleias nas fábricas – De 7 a 10/05
Distribuição de informativos e realização de assembleias nas portarias de fábricas metalúrgicas.

Fórum de Debates – Dia 9/05 – 19h30
Fórum na Faculdade Anhanguera,

Fórum na Faculdade Anhanguera, com Eliane Costa Santos, professora de matemática, doutoranda em educação e pesquisadora da cultura africana em sala de aula de matemática. Faz formação para diversas secretarias e ong's e consultoria para SECAD/MEC, discutindo educação e cultura.

Não é necessário se inscrever. Local: Av. N. Senhora do Bom Sucesso, 3.344, no bairro Campo Alegre.

Corrida da Liberdade – Dia 11/05 – 18h30
Evento aberto ao público. Tem idade mínima de 15 anos e contará com premiação em dinheiro, além de troféus e medalhas. Partida às 18h30 no pátio da Prefeitura Municipal e chegada no mesmo local. Local: Av. Nossa Senhora do Bom Sucesso, n. 1400, no centro.

Para participar, basta doar um quilo de alimento não perecível. As inscrições podem ser feitas diretamente na sede do Sindicato dos Metalúrgicos de Pindamonhangaba, que fica localizado à rua Sete de Setembro, 232/246, centro de Pinda (ao lado do posto Comevap), ou pelo e-mail: corridadaliberdade@sindmetalpinda.com.br. Informe seu nome, RG, data de nascimento, endereço e telefone.

Ato Público – Dia 11/05 – 9h
Panfletagem, orientação médica e jurídica à população, exibição de capoeira e roda de samba na Praça Monsenhor Marcondes, a “Praça da Cascata”, no centro da cidade.

Show do grupo Art Popular – Dia 11/05 – 21h
Show gratuito do grupo Art Popular, autor de “Escondidinha”, “Tudo pra Chamar Sua Atenção” e o internacional “Pimpolho”, no pátio da Prefeitura de Pinda, que fica localizada à Av. Nossa Senhora do Bom Sucesso, n. 1400, no centro.

Palestra do Deputado Federal Vicentinho – Dia 13 – 14h
Auditório da Prefeitura Municipal – Tema: Implantação do Estatuto da Igualdade Racial. Encerramento com coquetel e roda de samba com grupos da cidade.

Ato Solene na Câmara – Dia 13 – 18h30
Sessão solene comemorativa à data, na Câmara Municipal, que fica localizada à Rua Alcides Ramos Nogueira, 860 – Loteamento Real Ville, bairro Mombaça.

*Supervisão de Flaviana Serafim - MTb.32827 e informações do Sindicato dos Metalúrgicos de Pinda

FONTE>>http://www.cutsp.org.br/noticias/2013/05/07/cut-sp-vai-as-ruas-para-debater-sobre-a-falsa-abolicao-de-13-de-maio
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.