quarta-feira, 26 de março de 2014

ATOS E EVENTOS RELEMBRAM OS 50 ANOS DO GOLPE CIVIL-MILITAR


Ao longo de abril, atos políticos e artísticos, debates e encontros discutem a deposição de João Goulart em 1º de abril de 1964 e o legado da ditadura civil-militar que durou até 1985

São Paulo – Neste ano, o golpe aplicado pelas elites econômicas do país com apoio do exército, de setores da Igreja católica e da diplomacia estadunidense contra o presidente João Goulart completa 50 anos e uma bateria de eventos políticos e culturais reforça, desde março e ao longo do mês de abril, a memória sobre o legado do ciclo autoritário que teve início em 1º de abril de 1964 e se impôs pelos 21 anos seguintes. Confira, abaixo, uma lista das atividades programadas para a data.
26, quarta* O Ministério Público Federal, o Cinusp e a Unifesp promovem, de 26 de março a 13 de abril, uma mostra de cinema e seminário. Serão exibidos 26 filmes produzidos de 1971 a 2013, com entrada gratuita, e promovidos 11 debates com diretores, atores, ex-presos políticos e historiadores. As projeções (44, no total) ocorrerão em três endereços: Cinusp (Rua do Anfiteatro, Favo 4, Cidade Universitária), Procuradoria Geral da República da 3ª Região (avenida Brigadeiro Luís Antônio, 2.020, térreo) e Centro Universitário da Maria Antônia (rua Maria Antônia, 294, 1º andar).
Programação: http://www.prr3.mpf.mp.br/ditadura-militar-noticias/1341-2014-03-18-21-00-47
27, quinta* Biblioteca Nacional – RJ10h30: O presente do passado, com Dulce Pandolfi (CPDOC-FGV)
14h: imprensa alternativa, com Bruno Brasil (BN), Maria Paula Araújo (UFRJ) e Hugo Belucco (UFF)
15h45: EUA e ditaduras no Cone Sul, com Rafaella Bettanio (BN e CPDOC), Samantha Quadrat (UFF), Norberto Ferreira (UFF) e Tatiana Poggi (UFF)
28, sexta* Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (Fespsp)
Exibição do filme “O Fim do Esquecimento”, de Renato Tapajós, às 19h. Em seguida, debate com o diretor e com o ex-ministro Paulo Vannuchi, o presidente da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça, Paulo Abrão, e o presidente da Comissão da Verdade da Assembleia Legislativa de São Paulo, Adriano Diogo.
Debate será mediado pela socióloga Taís Freire, da Comissão da Verdade da Fespsp e do Instituto Macuco.
Rua General Jardim, 522, Vila Buarque
* Biblioteca Nacional – RJ10h: imprensa literatura, artes e censura, com Pedro Lapera (BN), Flamarion Maués (USP)e Luciana Lombardo (PUC-RJ)
14h: entre a memória e a história, com Luiz Costa Lima (PUC-RJ), Daniel Aarão Reis Filho (UFF) e Rodrigo Patto Sá Motta (UFMG)
- Auditório Machado de Assis da BN (rua México, s/n, centro do Rio)
29, sábado* Audiência pública: Ditadura e Homossexualidade no Brasil
Memorial da Resistência/SP (Largo General Osório, 66, Luz), às 14h
* Exibição do curta “15 Filhos” (Maria de Oliveira Soares e Marta Nehring) e de “Ação entre Amigos” (Beto Brant)
Cine Direitos Humanos – Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo
Espaço Itaú de Cinema (Rua Frei Caneca, 596), às 11h

31, segunda* Ato diante do antigo DOI-Codi, na rua Tutoia
* O Colégio Equipe receberá o escritor Marcelo Rubens Paiva, filho de Rubens Paiva, a jornalista e educadora Elza Lobo, presa e torturada pelo exército em 1969, e a psicanalista Maria Rita Kehl, integrante da Comissão Nacional da Verdade. Os fundadores da escola reunirão os alunos na quadra “para relatar a experiência de criar uma nova prática educacional no contexto da ditadura”. O encontro com Elza e MR Kehl será aberto ao público.
Reunião com os alunos: 10h20
Debate: 20h30
- Rua São Vicente de Paula, 374, Higienópolis (3579-9150)
- Programação completa: https://www.facebook.com/ColegioEquipe?hc_location=timeline

* Memorial da Resistênciadebate com Marcelo Rubens Paiva e Vera Paiva (14h)
exibição do documentário “Memórias da Resistência” e debate com o diretor, Marco Antônio Escrivão

* Ponto de partidaPeça de Gianfracesco Guarnieri. Com Denise Fraga, Lucia Romano, Edgar Castro, Eucir de Souza, Mauricio Marques e Celso Sim. Parceria do Instituto Vladimir Herzog com a Cia Livre.
Terá outra apresentação em 3 de abril. No dia 31, contará com a participação do músico Sérgio Ricardo, autor da música original
TucArena (Rua Monte Alegre, 1.024, Perdizes), em São Paulo, às 21h

1º de abril, terça-feira
* Memorial da Resistência
exibição dos filmes “Em Nome da Segurança Nacional” e “Fim do Esquecimento”, seguida de debate com o diretor, Renato Tapajós (14h)
* PatéticaPeça de João Ribeiro Chaves Neto. Com Renato Borghi, Miriam Mehler, Isabel Teixeira, Élcio Nogueira Seixas e Luciano Chirólli.
TucArena (Rua Monte Alegre, 1.024, Perdizes), em São Paulo, às 21h

2 de abril, quarta* Ato em homenagem à resistência e luta pela democracia (várias entidades)
Teatro da Universidade Católica (Tuca) – SP, 18h
* Comissão da Justiça do Trabalho da OAB-RJ promove debate sobre relações de trabalho no golpe. Participarão o presidente da Comissão Estadual da Verdade, Wadih Damous, o desembargador do TRT do Rio Gustavo Tadeu Alkmin e o sindicalista Geraldo Cândido (18h)
Informações: 21 2730-6525 ou no e-mail cjt@oabrj.org.br
* Tenho Algo a dizer – memórias da Unesp na ditaduraMesa-redonda. Convidados: Convidados: Antônio Celso Ferreira (historiador, professor da Unesp-Assis e coordenador do Cedem/Unesp), Maria Ribeiro do Valle (socióloga, historiadora e professora da Unesp-Araraquara). Coordenação: Coordenação: Clodoaldo Meneguello Cardoso (professor de filosofia e coordenador do Observatório de Educação em Direitos Humanos-OEDH/Unesp-Bauru)
Centro de Documentação e Memória da Unesp (Praça da Sé, 108), São Paulo, às 18h30
Confira a programação completa: http://www.unesp.br/portal#!/observatorio_ses
* Patética
Peça de João Ribeiro Chaves Neto. Com Renato Borghi, Miriam Mehler, Isabel Teixeira, Élcio Nogueira Seixas e Luciano Chirólli.
TucArena (Rua Monte Alegre, 1.024, Perdizes), em São Paulo, às 21h
3 de abril, quinta-feira* Instituto Humanitas UnisinosMemórias da Resistência e da Solidariedade: o Movimento de Justiça e Direitos Humanoscontra as Ditaduras doCone Sul e sua Conexão Repressiva (17h30)
Palestrante: Jair Krischke
Av. Unisinos, 950 – São Leopoldo (RS) – Sala Ignacio Ellacuria 
* Peça teatral “Liberdade é Pouco”Cooperativa Paulista de Teatro, integrou em 2013 o Festival de Direitos Humanos da Secretaria de Direitos Humanos da Prefeitura de São Paulo. Traz releituras de trechos de peças e músicas censuradas
Praça da Sé, SP, 19h. Até sábado (5)
3 de abril, quinta-feira* Ditadura civil-militar: memória e resssentimento
Palestra com a psicanalista Maria Rita Kehl, membro da Comissão Nacional da Verdade. Coordenação: Antônio Celso Ferreira (historiador e professor da Unesp)
Centro de Documentação e Memória da Unesp (Praça da Sé, 108), São Paulo, às 18h30
* Ponto de partidaPeça de Gianfracesco Guarnieri. Com Denise Fraga, Lucia Romano, Edgar Castro, Eucir de Souza, Mauricio Marques e Celso Sim.
TucArena (Rua Monte Alegre, 1.024, Perdizes), em São Paulo, às 21h
5 de abril, sábado* Exibição do filme “Em Busca de Iara” (Flavio Frederico)
Cine Direitos Humanos – Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo
Espaço Itaú de Cinema (Rua Frei Caneca, 596), às 11h
* Diálogo intergeracional – direito à memória e à verdade ontem e hoje
Intervenções artísticas e roda de conversa entre militantes de ontem e de hoje sobre a ditadura e seus reflexos
Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo
Praça das Artes (Av. São João, 281), às 15h
8 de abril, terça-feira
* Instituto Humanitas Unisinos
Exibição e debate do Documentário Ato de Fé (Alexandre Rampazzo) - 15h
Debatedora: professoraMaria Aparecida de Aquino - FFLCH/USP
Caminhos Cruzados: Imprensa e Estado Autoritário no Brasil (19h30)Palestrante: professora Maria Aparecida de Aquino - FFLCH/USP
Programação completa: http://www.ihu.unisinos.br/eventos/agenda/410-politica-economica-brasileira-e-o-golpe-civil-militar-de-1964-contexto-e-impactos
* Resistência: imprensa alternativa e editoras de oposição
Mesa-redonda. Convidados: José Luiz Del Roio (ex- senador na Itália, escritor, radialista e membro do conselho internacional do Fórum Social Mundial), Ricardo Carvalho (jornalista, foi repórter de direitos humanos na Folhade S. Paulo, atuou na TV Cultura como diretor de jornalismo e na TV Globo como editor-chefe do GloboRepórter) e Flamarion Maués (historiador, editor de livros e foi coordenador editorial da Fundação Perseu Abramo). Coordenação: Antonio Celso Ferreira (historiador e professor da Unesp)
Centro de Documentação e Memória da Unesp (Praça da Sé, 108), São Paulo, às 18h30
9 de abril, quarta-feira* Políticas de preservação da memória
Mesa-redonda. Convidados: Fundação Mauricio Grabois, Centro de Documentação e Informação Científica da PUC-SP e Centro de Documentação e Memória Sindical da CUT. Coordenação: Centro de Documentação e Memória da Unesp e Fundação Perseu Abramo
Centro de Documentação e Memória da Unesp (Praça da Sé, 108), São Paulo, às 18h30
10 de abril, quinta-feira* Painel Desaparecimento Forçado no Brasil, com Beatriz Affonso, diretora da Cejil BrasilMidrash Centro Cultural, RJ
* Eu quero botar meu bloco na rua -homenagem a Sérgio SampaioCom Juliano Gauche, Tatá Aeroplano e Gustavo Gallo. Parceria entre a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania e a Secretaria Municipal de Cultura, integra programação do Centro Cultural São Paulo
Centro Cultural (R. Vergueiro, 1.000), às 20h
12 de abril, sábado* Tom Zé – 30 anos da Campanha Diretas Já
Releitura de show realizado em 1984. Parceria entre a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania e a Secretaria Municipal de Cultura, integra programação do Centro Cultural São Paulo
Centro Cultural (R. Vergueiro, 1.000), às 20h
* Exibição do filme “Travessia” (João Batista de Andrade)Cine Direitos Humanos – Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo
Espaço Itaú de Cinema (Rua Frei Caneca, 596), às 11h
13 de abril, domingo* Do silêncio ao grito! Música popular brasileira x ditadura militar
Canções de resistência em diversos contextos históricos. Com direção artística de Romulo Fróes e direção musical de Kiko Dinucci e Rodrigo Campos. O show terá participação de Odair José, Ogi e Juçara Marçal, perfomance de TANQ rosaCHOQ e luz de Paulinho Fluxus. Parceria entre a Secretaria Municipal de DireitosHumanos e Cidadania e aSecretaria Municipal de Cultura, integra programação do Centro Cultural São Paulo
Centro Cultural (R. Vergueiro, 1.000), às 20h
19 de abril, sábado* Exibição do filme “Batismo de Sangue” (Helvécio Ratton)Cine Direitos Humanos – Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo
Espaço Itaú de Cinema (Rua Frei Caneca, 596), às 11h

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.