quinta-feira, 4 de setembro de 2014

GRITO DOS EXCLUÍDOS OCUPA RUAS E PROMOVE PLEBISCITO POPULAR PELA CONSTITUINTE


Manifestações deste ano protestam contra repressão do Estado a movimentos sociais e atual sistema político, que permite eleger parlamentares sem representação social

São Paulo – O Grito dos Excluídos completa 20 anos e o tema das manifestações desse ano é "Ocupar Ruas e Praças por Liberdades e Direitos". Além disso, o movimento está promovendo o Plebiscito Popular por uma Constituinte Exclusiva, que está sendo votado essa semana em todo país. A reportagem sobre o tema foi ao ar na edição de ontem (3) do Seu Jornal, da TVT.
Dom Pedro Luiz Stringhini, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, afirma que o Congresso Nacional representa hoje os mais ricos e não as classes populares, por isso, não tem interesse em realizar a reforma política. "É preciso uma Constituinte à parte e autônoma, como também mobilização popular", pontua.
Roselene Wansetto, da coordenação do Grito dos Excluídos, ressalta que a democracia brasileira foi historicamente construída a partir das manifestações populares nas ruas. "É o espaço legítimo do povo de ocupar, defender, se utilizar das praças e das ruas", considera.
Maria Aparecida Pereira Lima, da Pastoral Operária de São Paulo, denuncia que as populações periféricas sofrem com a repressão policial. "Você não tem o direito de falar que você está sofrendo no trabalho, que você não tem casa, todo o direito é tirado do povo trabalhador", diz.
O Grito dos Excluídos deste ano busca protestar contra a repressão do estado durante as manifestações de massa que aconteceram em junho do ano passado e fortalecer as lutas de 2014, por isso o tema "Ocupar Ruas e Praças por Liberdades e Direitos".
O movimento foi organizado por lideranças católicas em 1994 e reúne hoje diversos movimentos sociais, sindicatos e entidades que lutam por segmentos desfavorecidos. É uma manifestação popular que acontece durante a chamada Semana da Pátria, que antecede o feriado de 7 de Setembro. As manifestações buscam fortalecer movimentos sociais e questionar o patriotismo que costuma ser praticado no dia da independência do Brasil.
Assista a reportagem completa realizada pela TVT:

FONTE:http://www.redebrasilatual.com.br/cidadania/2014/09/grito-dos-excluidos-ocupa-ruas-e-promove-plebiscito-popular-pela-constituinte-6060.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.