domingo, 29 de março de 2015

DITADURA MILITAR: ESQUECER, JAMAIS - INFORMAR, SEMPRE


Num país onde um grupo de irresponsáveis e sem noção pede INTERVENÇÃO MILITAR, temos por obrigação disseminar ao máximo informações que possam levar conscientização àqueles que ainda não foram contaminados por esses acéfalos.

Nos dias atuais temos vasto material relativo a esse período tenebroso que marcou a história do Brasil, e sobretudo a vida de muitos brasileiros e brasileiras que tentaram impedir a infâmia e o terror daquele regime. Cabe-nos, então, por uma questão de preservação da liberdade e a dignidade de todos, divulgarmos nas redes sociais,blogs e todos os outros meios virtuais que temos disponíveis.

Abaixo, por exemplo, alguns links cujo conteúdo esclarecedor e educativo considero importante para nossa ação.


COMISSÃO NACIONAL DA VERDADE
A Comissão Nacional da Verdade foi criada pela Lei 12528/2011 e instituída em 16 de maio de 2012. A CNV tem por finalidade apurar graves violações de Direitos Humanos ocorridas entre 18 de setembro de 1946 e 5 de outubro de 1988. Conheça abaixo a lei que criou a Comissão da Verdade e outros documentos-base sobre o colegiado. Em dezembro de 2013, o mandato da CNV foi prorrogado até dezembro de 2014 pela medida provisória nº 632.



MEMÓRIAS REVELADAS
Criado em 13 de maio de 2009, o Centro de Referência das Lutas Políticas no Brasil (1964-1985) - Memórias Reveladas é coordenado pelo Arquivo Nacional, da Casa Civil da Presidência da República. Tem por objetivo tornar-se um espaço de convergência, difusão de documentos e produção de estudos e pesquisas sobre o regime político que vigorou entre 1º de abril de 1964 e 15 de março de 1985.



MEMÓRIAS DA DITADURA
 O projeto do portal Memórias da Ditadura é uma realização do Vlado Educação –Instituto Vladimir Herzog (http://vladimirherzog.org/), que responde à demanda da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República de criação de um portal com o objetivo de divulgar a História do Brasil no período de 1964 à 1985 junto ao grande público, em especial à população jovem.>>http://memoriasdaditadura.org.br/



1983 - A CLASSE TRABALHADORA DESAFIANDO A REPRESSÃO MILITAR
Enquanto a classe trabalhadora se organizava para fundar a maior central sindical do Brasil, greves e mobilizações contra a política econômica ditada pelo regime militar pipocavam por todo o País.
O ano era 1983. Havia total submissão da política econômica brasileira ao FMI (Fundo Monetário Internacional) e banqueiros internacionais. A estratégia adotada pelos países imperialistas e pelo sistema financeiro internacional visava direcionar as consequências da crise para os países subdesenvolvidos, em particular ao Brasil.



1964 - UM GOLPE NA DEMOCRACIA
Em um intervalo de três anos, ocorreram diversos fatos que resultaram na intervenção das Forças Armadas no governo brasileiro, em 31 de março de 1964. Saiba quais foram os principais momentos que culminaram em 21 anos de Ditadura Militar. 



MINI-DOCUMENTÁRIO PARA ENTENDER A DITADURA
Três vídeos que fazem parte do site Memórias da Ditadura

Produzido por: João e Maria.doc

Narração: Fernanda Azevedo



51 FILMES PARA LEMBRAR OS 51 ANOS DO COLPE CIVIL-MILITAR
51 filmes para lembrar os 51 anos do golpe civil-militar no Brasil e refletir sobre a história recente do país e sobre a ignorância e má fé de setores da nossa sociedade. 43 estão completos para assistir online.



11 FILMES SOBRE A DITADURA MILITAR NO BRASIL
Embora a produção de filmes sobre o assunto tenha crescido mais recentemente, é possível encontrar obras realizadas durante o próprio regime militar, muitas vezes sob a condição de alegoria. “Terra em Transe”, de Glauber Rocha, é um dos mais famosos, retratando as disputas políticas num país fictício. Mais corajoso do que Glauber foi seu conterrâneo baiano Olney São Paulo, que registrou protestos de rua e levou para a tela em forma de parábola, o que olhe custou primeiro a liberdade e depois a vida. Os onze filmes que compõem esta lista, se não são os melhores, fazem um diagnóstico de como o cinema retratou a ditadura brasileira. (do site PragmatismoPolítico).



Peço que se tiverem links relacionados por favor informem nos comentários.

Ajudem a divulgar - C O M P A R T I L H E M.

#DitaduraNuncaMais

Abraços.

[Wagner Marins]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.